Sextou: Descubra curiosidades sobre a feijoada, o prato brasileiro mais famoso

Um dos pratos mais famosos da culinária brasileira é a feijoada, uma mistura de carnes de porco, feijão, arroz e um bom tempero.

Sextou: Curiosidades sobre a feijoada e de quebra,, uma receita deliciosa pra você | Google
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Prato Brasileiro- Um dos pratos mais famosos de toda a culinária brasileira é a feijoada, que mistura carnes de porco, feijão, arroz e um bom tempero. Sendo uma das suas maiores curiosidades é a de que sua origem é incerta, ninguém sabe, afinal, se ela foi criada pelos escravos ou pelos portugueses. O que pouca gente discute é que ela, a feijoada é uma delícia.

A feijoada é uma criação brasileira? Tem quem diga que é sim, e outros, que é não. Os defensores da feijoada ser brasileira é baseado, entre outras coisas, no livro “Brasil 1500-2000: 500 anos de Sabor”, da historiadora Elda Romio. Que diz que o prato foi criado pelos escravos com os restos de porcos que sobravam da cozinha dos senhores do engenho. Outro historiador, Câmara Cascudo, afirma no livro “História da Alimentação no Brasil” que a mistura de legumes, verduras e carnes é conhecida desde a época do Império Romano. E que, em Portugal, a feijoada tinha uma versão conhecida como cozido.

Os bandeirantes ensinaram a técnica de salgar a carne- Pesquisadore da história dos alimentos indicam que a feijoada era originalmente feita com carnes frescas, e não com salgados como conhecemos hoje. Essa técnica de salgar a carne para manter as suas propriedades é bem antiga e usada em todo o mundo. No Brasil, quem a disseminou foram os bandeirantes. Além do sal, eles também misturavam a farinha para que o alimento como reforço nas longas e exaustivas viagens que faziam. Isso explica o uso da farofa consumida junto com a feijoada.

As mulheres cuidavam da colheita do feijão- Antes da mecanização e industrialização do campo, no início dos 1900, época em que a feijoada era um prato bem conhecido do brasileiro, tinha uma divisão de tarefas nas famílias para se fazer a iguaria, o homem cuidava dos porcos e de abatê-los, as mulheres eram as responsáveis por plantar e colher o feijão a ser utilizado. Existem 55 espécies diferentes de feijão preto, sendo que apenas cinco delas são cultivadas. O alimento é considerado de alto teor nutritivo.

A feijoada portuguesa é com feijão branco- E quem veio primeiro? A feijoada portuguesa ou a brasileira? A resposta depende se a pergunta ser feita no Brasil ou em Portugal. A iguaria dos patrícios chama-se Feijoada Transmontana, tem origem na região de Candedo, norte do país, e é feita com feijão branco. O curioso é também são incluídos cenoura e tomate no preparo, coisa que não é usual no Brasil.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES