A maranhense Rayane Soares, que já tinha conquistado a prata nos 100m, retornou às pistas neste sábado e faturou o ouro dos 400m da classe T13 (para atletas com deficiência visual). Com tempo de 53s55, a performance da brasileira estabeleceu um novo recorde mundial, além de representar uma conquista ainda mais histórica para o Brasil nas Paralimpíadas:
Com o ouro de Rayane, o Brasil chegou ao seu maior número de medalhas conquistadas em uma edição dos Jogos Paralímpicos. Até o momento, atletas brasileiros já subiram ao pódio 81 vezes na capital francesa, superando as 72 da Rio 2016 e de Tóquio 2020. E o número ainda deve aumentar, com mais disputas nas pistas do Stade de France e em outras modalidades.
Este sábado é o penúltimo dia desta edição das Paralimpíadas de Paris, mas o Brasil ainda projeta vencer algumas outras medalhas até o encerramento. Após a conquista do ouro, Rayane comentou sobre seu momento pré início de prova: "Eu estava confiante. Sentia que era o meu momento, me via no pódio, com a medalha de ouro. Pedia o tempo todo para Deus me dar força, porque treinada eu estava".