Teresina sedia no período de 3 a 7 de setembro, no Ginásio Sarah Menezes, no bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina, a 17ª edição da Copa Cajuína de Capoeira 2024, o maior campeonato de capoeira do Norte e Nordeste. Serão 13 estados e mais de 200 capoeiristas já inscritos, bem como mestres do Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia, e como novidade para este ano, são 18 categorias ofertadas nesse evento que contará com palestras, aulas práticas e teóricas e o campeonato no último dia para fechar com chave de ouro. A abertura será às 19h, com oração e aula prática de capoeira com os mestres Tucano e Touro.
De acordo com o organizador do evento, mestre Touro, a expectativa para a Copa Cajuína são as melhores possíveis, “até porque nesse ano a gente conseguiu atrelar o evento a uma competição que tem a nível mundial que está acontecendo. Eles já ficaram em observação a esse evento que a gente realiza já há 17 anos e está indo o diretor técnico do Volta ao Mundo do Bamba (VMB), tanto o diretor de competição como o diretor executivo”, diz, enfatizando que, assim como mestres de vários estados que participam de eventos fora do Piauí, “como a competição envolve muitas pessoas, eu tenho que ter bastante jurados para poder manter a imparcialidade do evento”.
Nos preparativos e ajustes dos últimos detalhes do evento, Touro fez questão de mencionar que tem muitos participantes vindo de fora para conferir a Copa Cajuína de Capoeira. “E vamos contar com positividade de quem vem de fora e sempre volta com uma energia boa e levando a posição de que no nosso estado temos bons capoeiristas”, avalia o organizador.
Ele ressalta que essa oportunidade de atrelar o evento ao VMB tem a chance, também, de surgir grandes revelações de capoeiristas com um potencial muito grande para mostrar isso lá fora. “Essa competição vai dar direito a selecionar oito participantes campeões que já estarão classificados para o VMB que vai acontecer nos dias 11 e 12 de outubro, em Brasília”, comenta Touro, informando que tem duas capoeiristas que foram campeãs em uma competição no Maranhão e já estão classificadas. E, através da Copa Cajuína, serão classificadas mais oito participantes para competir fora. “Então, sempre é bom ecoar de forma positiva a nossa arte, nosso esporte e a nossa cultura através da capoeira”, pontua.
O evento também conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria dos Esportes, e a secretária Josiene Campelo faz um convite para que todos possam prestigiar a Copa Cajuína de Capoeira. “Eu quero convidar todos a participarem desse grande evento que será realizado no Ginásio Sarah Menezes. Vamos juntos celebrar a capoeira que reúne a luta, a música e o respeito a todos. A gente se encontra lá”, finaliza.
Confira a programação: