A Conmebol multou Deyverson, atacante do Atlético-MG, em US$ 25 mil (R$ 150 mil, na cotação atual) pelas provocações feitas durante a semifinal da Libertadores, contra o River Plate. Na ocasião, o jogador colocou protetores auriculares ao ser substituído e ironizou supostos ataques racistas recebidos da torcida rival, repetindo o que haviam feito para ele.
O QUE FEZ DEYVERSON?
Ao caminhar rumo ao banco de reservas, já tendo saído do gramado, Deyverson retirou tampões de ouvido que estavam dentro de seu calção e os colocou. Em seguida, exibiu a língua contra a torcida rival, fez com a mão um gesto de faixa (alusão ao Boca Juniors, rival histórico do River Plate), e imitou macaco, em sinal irônico aos ataques recebidos.
VÍDEO DA CENA:
Antes e depois da partida na Argentina, torcedores do River foram flagrados fazendo gestos racistas em direção aos atleticanos, e muito também principalmente ao atacante, por ele ter sido o grande nome do time na disputa. Deyverson foi denunciado no artigo 11.2 do Código Disciplinar da Conmebol, nos itens "b" e "c", que punem quem:
- Comportar-se de forma ofensiva, ultrajante ou fazer declarações difamatórias de qualquer natureza;
- Violar as pautas mínimas do que deve ser considerado como comportamento aceitável no domínio do desporto e do futebol organizado;