Peru e Chile se enfrentam nesta sexta-feira (21) pela primeira rodada do grupo A da Copa América. O jogo começa às 21h, em Arlington (EUA), marcando mais um capítulo da histórica rivalidade entre os dois países. No famoso 'Clássico do Pacífico', o confronto vai além do esporte.
Dentro de campo, a vantagem é claramente chilena. Ao longo da história, foram disputadas 84 partidas, com 46 vitórias para o Chile, 14 empates e 24 derrotas. No último encontro, durante as eliminatórias da Copa do Mundo, o Chile venceu por 2 a 0 em Santiago.
Apesar dessa vantagem histórica, o Peru teve sucesso em três dos últimos cinco confrontos, incluindo a Copa América de 2019. Com uma grande atuação de Paolo Guerrero, os peruanos venceram por 3 a 0 na Arena do Grêmio e avançaram para a final da competição, onde terminaram como vice-campeões.
Peru x Chile fora de campo
Se o primeiro confronto entre os países no futebol aconteceu na Copa América de 1935, a rivalidade geopolítica é muito mais antiga. Entre 1879 e 1883, os exércitos do Chile e do Peru se enfrentaram pelo controle de uma parte do deserto do Atacama, rica em recursos minerais. Na época, o Chile, com capital britânico, explorava a região.
O aumento das taxas levou a uma crise diplomática que evoluiu para um conflito militar, inicialmente envolvendo apenas a Bolívia. Em 1879, o exército chileno tomou a cidade de Antofagasta, onde a Antofagasta Nitrate and Railway Company se recusava a pagar um novo imposto estabelecido em 1878.
O início da guerra
Duas semanas após a ocupação de Antofagasta, a Bolívia declarou guerra, com o apoio do Peru devido a um tratado de 1873 entre os dois países. Ainda em 1879, os chilenos atacaram os peruanos, iniciando a guerra. A aliança formalizada entre Peru e Bolívia em 1873 foi um fator chave para a escalada do conflito.