Gonzalo Plata está no Brasil para se tornar o mais novo reforço do Flamengo. O atacante equatoriano, de 23 anos, desembarcou nesta sexta-feira no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e seguirá para o Rio de Janeiro nas próximas horas. A informação foi inicialmente divulgada pelo canal "Flazoeiro".
Diferente de Alex Sandro, que foi recebido por torcedores no Galeão ao lado de Bruno Spindel, diretor do Flamengo, Plata chegará pelo Santos Dumont e deverá passar por um local alternativo. A diretoria está tentando manter o jogador fora dos holofotes, já que sua contratação ainda não foi oficialmente anunciada.
O Flamengo deve investir inicialmente R$ 24 milhões por 30% dos direitos econômicos do jogador, que pertence ao Al-Sadd, do Qatar. Em caso de títulos ou cumprimento de metas, o clube árabe poderá receber valores adicionais. O contrato entre as partes terá vigência até o final de 2028.
Para que o anúncio seja feito ainda nesta sexta-feira, resta apenas a assinatura do contrato pelos qatari, já que Plata e a diretoria do Flamengo já têm um acordo verbal. Na prática, a negociação está concluída.
Gonzalo Plata foi revelado nas categorias de base do Independiente del Valle e, aos 18 anos, se transferiu para o Sporting. Após uma passagem pelo Real Valladolid, clube de Ronaldo Fenômeno, o jogador se juntou ao Al-Sadd, onde estava desde julho de 2023. Pela seleção equatoriana, o ponta-direita já disputou 37 partidas, com seis gols e cinco assistências.