O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu ao Santos um efeito suspensivo que havia punido o clube que jogasse com portões fechados. A partida contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, pode ter os torcedores santistas no estádio no dia 1° de outubro.
A decisão do efeito suspensivo tem validade até o recurso ser julgado novamente pela entidade. Os auditores ainda não têm uma data para esse novo julgamento. No dia 28 de setembro, a comissão do pleno do STJD irá se reunir e a punição do peixe não consta no edital. A nova punição ocorreu no último dia 14, quando a 4° Comissão Disciplinar do STJD condenou o Santos a atuar com portões fechados por duas partidas que seria contra Vasco e Bragantino.
A nova condenação do clube veio devido aos objetos atirados no gramado na partida contra o Grêmio, pela 20° rodada do Campeonato Brasileiro. Além dos portões fechados, o clube foi multado em R$ 36 mil. Antes dessa condenação, o Santos foi punido após os atos de vandalismo no clássico contra o Corinthians, obrigado a atuar oito jogos de portões fechados.
O Santos está com 24 pontos na 17° colocação do Campeonato Brasileiro, um ponto atrás do Bahia, primeiro fora da zona. A equipe santista, na última rodada, perdeu para o Bahia fora de casa no confronto direto. Recentemente, a diretoria do Santos demitiu Diego Aguirre, que ficou apenas cinco jogos no comando da equipe.