O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira (28) a data para analisar o pedido de habeas corpus do ex-jogador Robinho, que está preso há quatro meses, desde março deste ano, na Penitenciária Tremembé II, no interior de São Paulo. O julgamento acontecerá entre os dias 6 e 13 de setembro através de sessões virtuais.
Robinho está preso pela sua participação em um estupro coletivo ocorrido a mais de 10 anos, em 2013, em uma boate de Milão, na Itália, contra uma jovem albanesa. A defesa do ex-jogador contesta o cumprimento da pena no território brasileiro, afirmando que o processo deve ser reaberto e julgado no Brasil.
Robinho foi condenado pela Justiça da Itália, em três instâncias, a cumprir nove anos de prisão pelo crime. Como a Constituição Federal não permite a extradição de detentos, o Tribunal italiano pediu o cumprimento da pena em território brasileiro. Ainda este ano, Robinho teve outro pedido de hábeas corpus negado. Naquela oportunidade, o ministro Luiz Fux, do STF, era o responsável pelo caso.