O Vasco da Gama está passando por uma de suas piores crises técnicas de sua história com a péssima campanha feita no Brasileiro de pontos corridos até hoje. A pontuação do clube é pior do que nos outros anos de seu rebaixamento e com essa má fase, o time está precisando reagir para evitar mais um rebaixamento em 15 anos.
O Gigante da Colina tem um aproveitamento de apenas 20%, fazendo com que seja o pior entre as três divisões nacionais e o nono entre os 124 clubes que disputam alguma divisão no país. O Vasco tem uma campanha melhor que apenas os times da 4° divisão do Brasileiro que já estão eliminados da competição.
Com este cenário apresentado pelo clube até agora no ano, o torcedor começa a se preocupar novamente com mais um rebaixamento, lembrando que o clube só conseguiu o retorno a elite do futebol brasileiro na última rodada do ano passado, onde precisava vencer o Ituano fora de casa.
Com esse retorno sofrido e a chegada da SAF, o clube imaginou um ano de 2023 melhorar para a sua torcida. Porém, com uma queda precoce na Copa do Brasil e a eliminação para o Flamengo na semifinal do estadual, fizeram com os torcedores abrissem os olhos. Mas, uma vitória diante do Atlético-MG fora de casa e um empate contra o Palmeiras no Maracanã acabou deixando o torcedor animado e iludido no começo do Brasileirão.
Com uma sequência de quase dois meses sem conseguir vencer e até agora não conseguir fazer um gol em São Januário, o time precisa vencer para não voltar a série B em 2024. O clube tem apenas 9 pontos em 45 disputados e para sair dessa situação, o Vasco precisa de um aproveitamento de campeão.
A chegada de alguns reforços dão uma esperança ao seu torcedor, porém, não era isso que imaginaria a torcida que nos últimos anos tem convivido frequentemente com a zona de rebaixamento. A SAF ainda não conseguiu ter a confiança dos torcedores devido algumas decisões de planejamento ao longo do ano. Ramón Diaz chegou há pouco tempo, mas vai precisa ter um tempo de trabalho onde não se pode mais errar em momento algum a partir de agora.