Nas recentes eleições em Portugal, o partido de extrema-direita Chega viu um aumento significativo em sua bancada, indo de 12 para cerca de 48 deputados. Entre os novos membros está Marcus Santos, um brasileiro de 45 anos que concorreu pela região do Porto. Ex-atleta de artes marciais mistas e proprietário de uma escola de artes marciais, Santos deixou o Brasil aos 18 anos, viveu nos Estados Unidos e reside em Portugal desde 2009, sendo casado com uma mulher portuguesa e pai de um filho.
Apesar do Chega ter ficado em terceiro lugar nas eleições, com cerca de 18% dos votos, o partido quadruplicou sua representação parlamentar. Marcus Santos expressou afinidade com os "valores" do partido, incluindo a defesa da família, pátria e propriedade privada, segundo uma reportagem de 2023 do "Visão" de Portugal. O partido liderado por André Ventura sinalizou interesse em formar uma coalizão com a Aliança Democrática, uma coligação de centro-direita que venceu as eleições.
A vitória de Marcus Santos foi celebrada nas redes sociais, onde ele compartilhou seu triunfo. O deputado brasileiro também recebeu os parabéns de políticos brasileiros. A possibilidade de uma coalizão entre Chega e Aliança Democrática permanece incerta, pois, até o momento, a coligação de centro-direita indicou não ter planos de fazer um acordo com o partido de extrema-direita.
Com publicações em tom conservador, ele chegou a afirmar que "bandidos" comemoravam a posse do presidente Lula (PT) no Brasil em janeiro de 2023. Um dos comentários parabenizando o brasileiro nas redes sociais nesta segunda-feira (11) foi do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). "Parabéns Marcus. Está a fazer história", comentou.
Para mais informação, acesse MeioNorte.com