Papa Francisco cancela participação em Via Sacra poucos minutos antes da cerimônia

O Pontífice irá acompanhar a cerimônia da Sexta-feira Santa da Casa Santa Marta.

Papa Francisco no Coliseu | Arquivo (Vatican Media)
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Papa Francisco não vai participar da procissão da Sexta-Feira Santa no Coliseu de Roma devido à necessidade de preservar sua saúde antes dos demais compromissos da Semana Santa. A informação foi divulgada pelo Vaticano nesta sexta-feira (29).

O QUE ACONTECEU: Poucos minutos antes do ato religioso, a Sala de Imprensa da Santa Sé comunicou que o Pontífice irá acompanhar a cerimônia da Sexta-feira Santa da Casa Santa Marta. 

"Para manter a saúde em vista da Vigília de amanhã e da Santa Missa do Domingo de Páscoa, esta noite o papa Francisco seguirá a Via Sacra no Coliseu da Casa Santa Marta", diz a nota.

AUSÊNCIA INESPERADA: Todos os preparativos estavam concluídos: o esquema de segurança ao longo do trajeto desde o Vaticano, os arranjos para receber o Papa, a expectativa do público e a presença maciça das forças policiais no local. No entanto, a cadeira vazia, que normalmente seria ocupada por Francisco para presidir a Via Crucis, permaneceu desocupada 

Ele planeja participar de uma vigília pascal no sábado à noite e de uma Missa de Páscoa seguida da mensagem "Urbi et Orbi" no domingo de manhã.

Papa Francisco (Foto: Vaticano Media)

PROBLEMAS DE SAÚDE: O Pontífice argentino, de 87 anos, tem enfrentado vários problemas de saúde, incluindo dificuldades de mobilidade devido a um problema no joelho e episódios recorrentes de bronquite e gripe.

A Via Sacra é uma procissão que recria os eventos da Paixão de Cristo, com os fiéis percorrendo o Coliseu de Roma, fazendo paradas para orações e reflexões ao redor da antiga arena romana. Na Quinta-Feira Santa, o Papa realizou o tradicional rito de lavar os pés, desta vez lavando os pés de 12 mulheres detidas em uma prisão de Roma.

A Semana Santa termina no domingo com a celebração da Páscoa, o evento mais importante no calendário da Igreja Católica, que marca a ressurreição de Jesus Cristo. Esta não é a primeira vez que o Papa Francisco não participa da procissão; em 2023, ele também esteve ausente devido a uma internação hospitalar por bronquite.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES