Projeto da Bahia 'apresenta' o mar para mais de 30 estudantes piauienses

O Projeto Coral Vivo envolve crianças e adolescentes nas ações de preservação dos ambientes recifais e coralíneos. Estudantes de Oeiras tiveram a oportunidade de conhecer as características do litoral da Bahia.

Projeto da Bahia 'apresenta' o mar para crianças e adolescentes oeirenses | Divulgação/Coral Vivo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um grupo de 32 estudantes de escolas municipais da cidade de Oeiras, 295 km ao Sul de Teresina, realizou nesta segunda-feira (3) uma visita guiada ao distrito de Arraial da d'Ajuda, em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, para conhecer a base do projeto Coral Vivo e as atividades desenvolvidas pelos pesquisadores que atuam pela conservação dos ambientes recifais e coralíneos.

Segundo os coordenadores do projeto, o objetivo da ação foi apresentar às crianças um dos principais ecossistemas litorâneos da região, para que elas compreendam como cuidar e respeitar a natureza desde a infância. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as características do local e interagir com os organismos do ecossistema. 

Projeto da Bahia 'apresenta' o mar para mais de 30 estudantes piauienses (Foto: Divulgação/Coral Vivo)

A experiência concedeu à oeirense Yrlla Vitória da Silva, de 14 anos, o primeiro contato com o mar. "Foi incrível e eu queria isso há muito tempo, desde os meus 5 anos de vida", contou. 

Apesar de Oeiras estar localizada a cerca de 1.400 km de Porto Seguro, a distância não foi um obstáculo. Conforme o projeto Coral Vivo, a iniciativa do intercâmbio partiu da Prefeitura da cidade piauiense e custou cerca de R$ 100 mil reais aos cofres públicos. 

Leia Mais

A Secretaria Municipal de Educação de Oeiras informou que o conhecimento adquirido durante a viagem será repassado aos mais de 6 mil alunos através de atividades desenvolvidas ao longo do calendário escolar.

Projeto da Bahia 'apresenta' o mar para mais de 30 estudantes piauienses (Foto: Divulgação/Coral Vivo)

 "Trabalhamos com toda a rede, que conta com mais de 6 mil alunos. Fizemos um projeto de produção literária, de poesia, com os melhores alunos de cada escola, selecionando as melhores produções de cada uma, e trouxemos esses alunos com a obrigação e objetivo de repassar o conhecimento para toda a rede, dentro de cada instituição escolar. É uma oportunidade de promover a leitura, a escrita e mostrar o ambiente marinho in loco", declarou Sebastiana Tapetí, secretária de educação de Oeiras.

O Projeto Coral Vivo nasceu no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa. Com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, a entidade busca conservar a biodiversidade por meio de uma abordagem múltipla que inclui pesquisa, educação, sensibilização, políticas públicas e comunicação.

Em suas redes sociais, o prefeito de Oeiras, Zé Raimundo, celebrou a ação educativa. Segundo o prefeito, a parceria foi firmada no início de 2022, através da introdução de obras como o Guia do Naturalista e A Teia das Água, publicadas pelo instituto e aplicadas nas escolas municipais. "A maior conquista da nossa cidade ao longo do tempo é a Educação pública de qualidade, que transforma as experiências dentro e fora da sala de aula em oportunidades e sonhos possíveis. Todo investimento em Educação é pela construção de um futuro melhor para Oeiras e para os oeirenses", escreveu.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES