Sobe para 32 o número de mortos por causa das chuvas no RS

A Defesa Civil reportou 30 mortes, enquanto outras foram oficializadas por prefeituras, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e órgãos locais. Há 60 pessoas desaparecidas e 36 feridas no estado.

Moradores tentam atravessar enchente | Foto: Diego Vara/Reuters
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O total de vítimas decorrentes dos temporais que assolam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) alcançou 32. A Defesa Civil documentou 30 óbitos, enquanto os demais foram confirmados por prefeituras, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e instituições locais. 

MAIS DE 100 CIDADES AFETADAS: Na noite desta quinta-feira (2), o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), anunciou que há 60 pessoas desaparecidas e 36 feridos. A Defesa Civil estadual contabiliza aproximadamente 14,8 mil deslocados, dos quais 4.645 estão em abrigos e 10.242 foram desalojados. A tempestade afetou 154 dos 496 municípios do Rio Grande do Sul, impactando um total de 71,3 mil pessoas. 

Trecho da BR 290, no km 132, está com bloqueio total em Eldorado do Sul após rompimento de galeria pluvial, sem previsão de liberação; Aldeia Tekoa Pekuruty precisou ser retirada (Foto: Reprodução)  

MORTES CONFIRMADAS: Canela (2), Candelária (1),  Caxias do Sul (1), Bento Gonçalves (1), Boa Vista do Sul (2), Paverama (2), Pantano Grande (1), Putinga (1), Gramado (4), Itaara (1), Encantado (1), Salvador do Sul (2), Serafina Corrêa (2), Segredo (1), Santa Maria (2), Santa Cruz do Sul (2), São João do Polêsine (1), Silveira Martins (1) e Vera Cruz (1).

Carro é coberto pela enchente em Encantado, no Rio Grande do Sul (Foto: Diego Vara/Reuters) 

PRESIDENTE LULA VISITOU SANTA MARIA: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma visita ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2). Lula e sua equipe do governo federal chegaram à base aérea de Santa Maria por volta das 10h40. Durante sua estadia, ele se encontrou com o governador, o prefeito de Santa Maria e outras autoridades importantes da região.

Presidente Lula com governador Eduardo Leite (Foto: Redes sociais)

CALAMIDADE PÚBLICA: O governo do Rio Grande do Sul declarou estado de calamidade pública em uma edição extraordinária do Diário Oficial divulgada na noite de quarta-feira. O decreto determina que os órgãos públicos ofereçam assistência à população nas áreas afetadas, em coordenação com a Defesa Civil.

Os temporais causaram danos a residências, estradas e pontes, além de prejudicar o funcionamento de instituições públicas. As aulas nas escolas estaduais foram suspensas na quinta e sexta-feira desta semana.

Observou-se um aumento significativo no nível dos rios Jacuí, Pardo, Taquari e Caí. Nas próximas dias, espera-se que as regiões norte e nordeste do estado também sejam afetadas pelas chuvas. Áreas com barragens estão em alerta, e os planos de emergência foram acionad

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES