O município de União, localizado a 52 km de Teresina, foi autorizado a obter verba da Lei Paulo Gustavo para investimentos no setor cultural. Através da Secretaria de Cultura e Turismo, a cidade receberá o montante de R$ 396 mil, cuja distribuição do valor será realizada por meio de um edital público, seguindo as diretrizes estabelecidas pela legislação federal.
De acordo com a lei, os gestores municipais têm até o final deste ano para selecionar os projetos que serão contemplados com a verba. Tanto pessoas físicas quanto empresas atuantes na área cultural podem se cadastrar para ter acesso a esses recursos, desde que seus projetos promovam ações sociais na região onde atuam.
Com o objetivo de orientar os produtores culturais, a Secretaria de Cultura realizou uma oficina conduzida pelo professor doutor Arão Paranaguá Santana, especialista em artes cênicas. A ação teve como propósito auxiliar os participantes na elaboração de projetos que atendam às exigências da lei.
A Prefeitura também promoveu uma consulta pública para esclarecer aos agentes culturais do município as diretrizes estabelecidas pela legislação. No período de 5 a 15 de junho, os artistas e produtores culturais de União realizaram o recadastramento cultural para se enquadrarem nos requisitos da Lei Paulo Gustavo.
A Lei foi criada com o intuito de fomentar a cultura e proporcionar ações emergenciais no âmbito do audiovisual, cinema e outras áreas culturais.