A Delegada Nathalia Figueiredo do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), confirmou nesta segunda- feira (08), que a reprodução simulada realizada para maiores esclarecimentos sobre o caso Débora Vitória, de 6 anos, morta em uma tentativa de assalto no dia 11 de novembro no bairro Ilhotas zona Sul de Teresina, concluiu que o tiro que matou a criança saiu da arma do Tenente da Polícia Militar do Piauí, José da Cruz Bernardes Filho.
Segundo a delegada, a reprodução foi feita para dar consistência aos depoimentos com a dinâmica do crime. O policial apresentou versões e em uma delas havia a possibilidade de que o disparo tivesse saido da arma de Clemilson da Conceição Rodrigues, responsável pelo assalto, mas foi descartada pela microcomparação balística.
“A microcomparação balística é categórica, não há o que se discutir que a partículas de chumbo encontradas no corpo da criança saíram da arma do PM. Mesmo havendo uma possibilidade de ocorrência na versão dele, isso é afastado pela microcomparação ", destaca Nathalia.
Ainda de acordo com a delegada, foram feitas acariações que destacaram que o PM estava alcoolizado no momento dos disparos.
"Tanto a mãe quanto Clemilson são enfáticos em dizer que o PM estava alcoolizado, Clemilson destaca que o policial estava sem saber para onde disparar, diante disso eu mantive meu indiciamento por dolo eventual e homicídio qualificado pela vítimas ser menor de 14 anos", conclui.
O inquérito foi remetido à Justiça com as conclusões e laudos. O mesmo agora está à disposição do Poder Judiciário, que de acordo com que foi produzido vai indiciar se houve dolo, culpabilidade ou nenhum dos dois.
Caso
Débora Vitória foi morta e sua mãe Dayane Gomes ficou ferida logo após uma tentativa de assalto, na rua Jaicós, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. Segundo a mãe da garota, ambas foram surpreendidas pela abordagem feita por Clemilson da Conceição Rodrigues, ela de imediato entregou a motocicleta ao suspeito.
O tenente da Polícia Militar José da Cruz Bernardes Filho, que não estava trabalhando no momento, viu a ação e começou a troca de tiros, um dos disparos da arma de fogo atingiu a mãe da garota na coxa , e outro Débora Vitória. Ela chegou a ser socorrida mas acabou não resistindo aos ferimentos.