Investigações revelaram que fotos de pelo menos cinco jovens assassinados por policiais militares foram encontradas no computador do soldado Lucas Alexandre Rufino Araruna, preso desde abril deste ano sob suspeita de simular confrontos para matar pessoas. As imagens foram enviadas à Justiça e ao Ministério Público de Roraima na terça-feira (3).
As investigações fazem parte da operação Janus, que também apura o envolvimento do sargento Arnaldo Cinsinho Silva Melville e do soldado André Galúcio Souza nos crimes. Todos estão presos desde abril.
As fotos, localizadas em pastas de um HD do notebook de Araruna, mostram vítimas ligadas a facções criminosas e envolvidas em atividades como tráfico de drogas e assassinatos. Das sete imagens encontradas, pelo menos cinco são de supostos confrontos policiais, com outras duas ainda sob investigação.
Veja relação das vítimas
Entre as vítimas estão: Jonas Miqueias da Silva, Royner Alexander Peres, Alcimar Weslley, Isaac Leandro Verdadeiro, Gleison Manuel Eduardo Clemente, Hugo Giovanny Bentes e Ricardo Nunes Bragança.
A defesa de Araruna, representada pelo advogado Diego Rodrigues, afirmou que as imagens fazem parte de um grupo de policiais que compartilham notícias de casos policiais, uma prática comum. Ele negou que Araruna tenha enviado ou escrito qualquer mensagem relacionada às fotos.
No entanto, o documento revela que as fotos foram tiradas durante abordagens antes das mortes dos suspeitos, e mensagens trocadas entre policiais indicam uma conexão entre alguns dos casos. A defesa dos policiais pediu a revogação da prisão preventiva, mas o pedido foi negado pela Justiça, que considerou os crimes graves e solicitou mais tempo para a instrução criminal.