Um novo incidente ocorreu durante a Operação Escudo na Baixada Santista, envolvendo um policial militar baleado |, conforme divulgado pelo Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite. ENTÃO confrontos não tiveram suas localizações reveladas, mas Derrite tranquilizou que os ferimentos foram leves, agradecendo a Deus em uma publicação no Twitter.
O secretário informou que os criminosos foram neutralizados pelas equipes da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), reafirmando o compromisso contínuo com as operações.
Guilherme Derrite assegurou que a corporação persistirá na busca pelos criminosos responsáveis pela morte do policial Samuel Wesley Cosmo. O PM, com 35 anos de idade e 13 anos de serviço, foi fatalmente atingido e não resistiu aos ferimentos, deixando esposa e duas filhas bebês. Derrite, que esteve em Santos na noite do ocorrido, destacou o empenho do governo em dar apoio à família de Samuel e garantir que o crime não fique impune.
Segundo informações, o corpo do policial está sendo velado na sede da Rota, no Centro de São Paulo, e o secretário de segurança reiterou o compromisso de localizar os responsáveis pelo ataque covarde. Vale ressaltar que essa nova ocorrência ocorre após a Operação Escudo de 2023, desencadeada em julho daquele ano após a morte de outro PM da Rota, Patrick Bastos Reis. Essa operação durou 40 dias, resultando em 28 mortes em supostos confrontos com a polícia, de acordo com informações da época.