Brasil e Portugal querem se preparar em conjunto para novas epidemias

A ministra destacou que os dois países têm como cooperar para o fortalecimento dos seus sistemas universais de saúde

Brasil e Portugal querem se preparar em conjunto para novas epidemias | José Cruz/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Portugal, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que Brasil e Portugal estão firmando um acordo para a preparação conjunta de futuras epidemias e urgências em saúde. 

A ministra ressaltou que ambos os países compartilham a visão de que os sistemas de saúde precisam ser fortalecidos para enfrentar adversidades, como a pandemia de Covid-19. Além disso, enfatizou a importância da cooperação entre os sistemas universais de saúde dos dois países, que têm muito a compartilhar em termos de experiências.

Nísia também mencionou a possibilidade de avançar na mobilidade e no intercâmbio de profissionais de saúde entre Brasil e Portugal. Ela destacou o Programa Mais Médicos do Brasil e a dificuldade de Portugal em fixar profissionais de saúde no país, abrindo espaço para avanços na área.

Outro destaque da visita foi a assinatura do memorando de entendimento para cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Saúde, da Economia e do Mar de Portugal.

Com informações da Agência Brasil

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES