Nesta quarta-feira (17), a Câmara dos Deputados pode instalar três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). A informação foi confirmada por deputados que participaram da plenária com líderes na última terça-feira (16).
Na reunião, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), havia solicitado, aos parlamentares, os nomes dos congressistas que vão compor as bancadas das comissões.
Uma das CPIs tramitadas é a do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a fim de investigar os atos do grupo. Elaborada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o documento tem relatoria do ex-ministro do Meio Ambiente, deputado Ricardo Salles (PL-SP). A presidência ficará a cargo do deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS).
O nome do presidente do colegiado ainda não foi oficialmente divulgado. A bancada ruralista está por trás da articulação dessa comissão parlamentar, a qual será usada pela oposição para tentar tramar uma ligação direta entre as invasões do MST ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Jogador revela receber R$ 5 mil para influenciar colegas em manipulação
Conheça as provas que ligam jogadores a esquema de manipulações de jogos
Ministro da Agricultura condena invasões de terras realizadas pelo MST
Uma outra comissão pretende apurar as acusações de manipulação de resultados de jogos esportivos. Na mira dos congressistas estão os sites de apostas na internet e equipes de futebol. O indicado à presidência da comissão deve ser o deputado Júlio Arcoverde (PP-PI); enquanto à relatoria, o deputado Felipe Carreras (PSB-PE).
A terceira comissão tramitada tem como alvo as Lojas Americanas, que recentemente anunciou calote a credores devido à fraude nos cálculos contábeis da empresa. Segundo apuração, a presidência ficará sob responsabilidade do deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-CE). Como relator, Carlos Chiodini (MDB-SC).
Além das três comissões, há, ainda, a possibilidade da instauração de uma quarta investigação. Lira pretende ler, também nesta quarta-feira, o requerimento de uma CPI das criptomoedas.