A deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ), integrante da Frente Parlamentar Contra o Aborto, propôs nesta terça-feira, 02 de maio, uma Moção de Repúdio contra o Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, por declarações feitas durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, no dia 27 de abril.
Na Moção, a deputada argumenta que "o discurso do ministro foi deplorável e que ele desrespeitou a Constituição Federal ao não proteger a vida humana desde a concepção, além de tentar se sobrepor à lei brasileira sobre o assunto". A deputada também ressalta que a maioria da população brasileira é cristã e se posiciona contrária ao aborto.
As declarações do ministro foram em resposta à exibição de uma réplica de feto durante a audiência pública. Silvio Almeida afirmou que a entrega da réplica pelo senador Eduardo Girão (NOVO-CE) era uma "performance que eu repudio profundamente" e que não queria recebê-la. Ele ainda declarou que se recusava a receber a réplica em nome de sua filha que estava por nascer.
A Moção de Repúdio proposta pela deputada Chris Tonietto será submetida à aprovação da Câmara dos Deputados.
Chris Tonietto é um dos expoentes do conservadorismo e bolsonarismo na Casa Legislativa, no ano passado, ela foi condenada por publicação considerada discriminatória à população LGBTQIA+.