Promovido pela Rádio Jornal 90.3 FM nesta quinta-feira, 12 de setembro, o debate com os candidatos a vereador Cleiton Popular (PL) e Israel Carvalho (Avante) foi marcado por propostas para temas nevrálgicos da capital do Piauí, como transporte e educação. O confronto de ideias ocorreu no programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimateia Carvalho. O candidato Jônatas Miranda, do Republicanos, também estava confirmado no debate, no entanto, por questões de saúde não pode marcar presença.
Bolsonarista raiz
Questionado se é bolsonarista raiz, Cleiton Popular defendeu o ex-presidente e disse que sempre esteve com o líder da direita nacional.
"Bolsonaro desde o primeiro dia que conheci, nunca deixei de ser, convido a todos aqueles que querem me conhecer pessoalmente, passe um dia comigo e veja as lembranças que eu tenho de Bolsonaro, Bolsonaro que para mim foi um grande presidente e que voltará a ser presidente, Bolsonaro que para mim me ensinou essa verdade, verdade dentro da política, antes eu não sabia o que era esquerda e o que era direita, mas Bolsonaro me fez ver tudo isso e dentro dessa verdade é que eu levo o nome dele, às vezes a gente chega em algum lugar, as pessoas se magoam com Bolsonaro, tira a tua foto aqui do lado do Bolsonaro, eu digo: jamais, Bolsonaro para mim é um cidadão do bem e eu quero levar essa informação para todos eles".
renúncia ao salário de vereador
Israel Carvalho, do Avante, destacou o papel de um vereador, assumindo o compromisso de renunciar o salário de parlamentar, caso seja eleito. O candidato sinalizou que lançou a candidatura ao ser instigado pelas mais de cem lideranças que o apoiam na capital do Piauí.
"Sou candidato a vereador com o compromisso primeiro da campanha, renúncia ao salário de vereador. Ano que vem o salário de vereador em TereSina vai ser de 26 mil reais, eu não vou ficar com um real desse salário, depois que descontar o imposto de renda vai voltar inteiro para a cidade de TereSina na forma de ações sociais, ações em cultura, ações em esporte, ações em saúde".