João Campos, candidato do PSB, garantiu sua reeleição à prefeitura do Recife neste domingo (06). Aos 31 anos, João fez história como o mais jovem a ocupar o cargo no pleito anterior. De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral, com 78,47% das urnas apuradas, ele recebeu 551.279 votos, correspondendo a 77,47% dos votos válidos. O candidato do PL, Gilson Machado, obteve 100.455 votos, representando 14,10% dos votos.
O vice-prefeito eleito é Victor Marques, filiado ao PCdoB e ex-secretário municipal. Considerado um aliado de longa data de João Campos, há rumores de que ele possa assumir a prefeitura em 2026, caso o atual prefeito se candidate ao governo do estado.
Perfil
Nascido no Recife, João Henrique de Andrade Lima Campos tem 31 anos e já teve uma carreira notável na política. Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2016, ele é filho do ex-governador Eduardo Campos.
Sua trajetória política começou como chefe de gabinete do governo estadual durante a gestão de Paulo Câmara. Além disso, João Campos é vice-presidente nacional de Relações Federativas do PSB.
Em 2018, candidatou-se pela primeira vez e foi eleito deputado federal, integrando a vice-liderança do PSB na Câmara. Com a vitória deste ano, João Campos garante a continuidade do PSB no comando da prefeitura do Recife pela oitava vez. O partido já teve como prefeitos nomes como Pelópidas Silveira, que governou a cidade três vezes, Jarbas Vasconcelos e Geraldo Julio, que liderou a capital pernambucana por dois mandatos.