O turismo é uma atividade econômica que movimenta uma longa cadeia produtiva em todo o estado. Em 2022, por exemplo, a receita gerada pelo fluxo turístico em Teresina foi de aproximadamente R$ 381,7 milhões, segundo dados divulgados pela prefeitura da capital. O valor indica aumento de 31% em relação a 2021, mas que ainda segue abaixo do nível anterior a pandemia.
De acordo com deputada estadual, Bárbara do Firmino, os dados de fluxo turístico de Teresina revelam que tanto a capital como o interior do estado possuem um potencial ainda pouco explorado, e merecem uma atenção maior por parte do poder público. “Precisamos dar uma maior atenção, no que se refere as atividades ligadas ao turismo cultural, de negócios e o rural, por exemplo. Percebemos que ao longo desses anos os investimentos atribuídos ao turismo no Piauí sofrem com as omissões e por algumas poucas ações do poder público direcionadas majoritariamente para o segmento do Turismo de Sol e Praia”, enfatiza.
Bárbara ressalta que as pequenas obras feitas, por exemplo, na estruturação da orla do litoral iniciaram há muito tempo e nunca foram concluídas. “Além disso, nos municípios do nosso litoral não contamos se quer com sinalização de trânsito para orientar os nossos turistas”, acrescenta.
Para a deputada, as ações governamentais na área turística são insuficientes e focadas unicamente no litoral. “Precisamos diminuir os desequilíbrios econômicos e sociais existentes nos municípios com potencial turístico em todo o estado. É necessário investir na ativação econômica nas áreas turísticas pouco exploradas situadas, por exemplo, no interior do Estado. Só um olhar para o desenvolvimento é capaz de fomentar a diversificação e qualificação do modelo turístico planejado pelo governo estadual no Piauí”, complementa.