Nesta segunda-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parte rumo a Assunção, capital do Paraguai. A viagem está programada para a tarde; amanhã, terça-feira (15), o ex-presidente brasileiro participará da solenidade de posse do novo líder paraguaio, Santiago Peña (Partido Colorado).
Conforme informado na agenda oficial, Lula deixará o Brasil às 15h30 e chegará à capital paraguaia às 16h50.
Santiago Peña, de 44 anos, foi eleito presidente do Paraguai em 30 de abril deste ano, angariando 43% dos votos. Ele é membro do partido que exerce domínio sobre a política do país desde a década de 1950. Com formação em economia, Peña atuou como ministro da Fazenda durante o governo de Horácio Cartes, que se estendeu de 2013 a 2018.
Após a vitória de Peña nas eleições, Lula parabenizou-o e manifestou o desejo de que ambos os países colaborem para o fortalecimento das relações bilaterais. Segundo informações do Planalto, a visita oficial do ex-presidente brasileiro ao Paraguai integra os esforços do governo brasileiro em prol do "renascimento da diplomacia internacional".
Em 2023, Lula e Peña já se encontraram em duas ocasiões anteriores, com o propósito de discutir a intensificação da cooperação entre as nações. O presidente paraguaio visitou o Brasil tanto em maio quanto em julho.
No decorrer do dia, o chefe do Executivo brasileiro também terá um encontro com o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, que ocupou o cargo entre 2008 e 2012, marcado para as 18h10.
Ao longo dos seus primeiros oito meses de governo, o Paraguai se torna o décimo sexto país a receber a visita de Lula, sendo o quarto na América Latina.
Saiba mais em: Meionorte.com