Nesta segunda-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá um encontro com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, no Palácio do Planalto. Antes disso, Lavrov terá uma visita ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty. A guerra entre Rússia e Ucrânia será um dos assuntos a serem discutidos pelas autoridades.
A postura do presidente brasileiro na política internacional tem despertado contrariedade nos Estados Unidos, principalmente após críticas feitas por Lula ao fornecimento de armas dos EUA à Ucrânia, durante uma viagem à China na semana passada.
Os Estados Unidos veem a Rússia como principal responsável pela guerra e, desde o início, comandam a imposição de sanções econômicas ao país de Putin.
Lula vem defendendo a formação de um "clube da paz", composto por países neutros em relação à guerra, e na viagem à China enfatizou esse ponto com Xi Jinping. Serguei Lavrov chegará ao Itamaraty para uma reunião com o ministro das relações exteriores brasileiro, seguida por uma declaração à imprensa e um encontro com Lula.
O comércio, investimentos, ciência, tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação também serão temas abordados na reunião.