SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Podemos anunciou, nesta terça-feira (8), que acatou a desfiliação do deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, que é alvo de processo de expulsão da legenda após o vazamento de áudios sexistas sobre as mulheres na Ucrânia.
"No Dia da Mulher, o Podemos recebe e acata desfiliação do deputado Arthur do Val. [...] Ele estava filiado ao partido há cerca de 30 dias", diz a nota da sigla.
Mamãe Falei anunciou que vai sair do Movimento Brasil Livre (MBL). Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, publicada nesta terça-feira, ele disse que não quer que as pessoas sofram as consequência de um erro que foi dele.
O Podemos havia anunciado, nesta segunda-feira (7), a abertura de procedimento disciplinar para expulsar Arthur, que também é alvo de pedidos de cassação de mandato na Assembleia de São Paulo.
O deputado, que visitou a Ucrânia na semana passada, enviou áudios a amigos dizendo que as ucranianas são "fáceis" por serem pobres –e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".
Após a repercussão do caso, Arthur retirou a sua candidatura ao governo de São Paulo pela legenda. Ele admitiu que enviou os áudios a um grupo de amigos.
Logo depois do vazamento, diversos integrantes do Podemos, incluindo a presidente do partido, Renata Abreu, o presidenciável Sergio Moro, e o ex-procurador Deltan Dallagnol divulgaram comunicados recriminando as falas de Arthur do Val.
O parlamentar divulgou em rede social um pedido de desculpas ao dizer que o conteúdo das falas não foi correto com as mulheres brasileiras, ucranianas e com "todas as pessoas que depositaram confiança no meu trabalho".
Por: CAROLINA LINHARES