Volodymyr Zelensky faz proposta mirabolante e recebe 'não' de Lula

O presidente ucraniano manifestou interesse em se reunir com Lula em Brasília sem aviso prévio, ou seja, quis 'furar fila' na agenda diplomática do Planalto

Volodymyr Zelensky e Lula | Presidência da Ucrânia
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou o interesse de se reunir com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante sua escala em Brasília, antes de seguir para a posse de Javier Milei na Argentina.

No entanto, Lula recusou o pedido, segundo fontes do Itamaraty, alegando que o convite foi feito em curto prazo, na última quinta-feira (7), quando a diplomacia brasileira e o próprio Lula estavam envolvidos na cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro.

O horário e a circunstância do encontro foram considerados incomuns, já que Zelensky fez uma parada para reabastecer seu avião na base aérea de Brasília no sábado (10) à noite. O presidente ucraniano pousou no Brasil às 20h15 e decolou duas horas depois.

Maria Luisa Escorel, secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, foi enviada para encontrá-lo. "É muito raro esse tipo de encontro em uma base aérea, sem preparação e sem antecedência", destacou um diplomata a par do assunto.

Embora Zelensky não tenha detalhado o motivo do encontro, presume-se que fosse para discutir a situação da guerra na Ucrânia. Os dois líderes já se encontraram em setembro em Nova York durante a Assembleia-Geral da ONU, após Lula ter gerado polêmica com suas declarações sobre a guerra.

A decisão de Lula de não enviar representantes para a posse de Milei foi interpretada como um recado ao candidato de ultradireita, que o chamou de "corrupto" e o acusou de interferência no processo eleitoral argentino durante a campanha. A situação causou desconforto entre aliados de Lula, que ironizaram a agenda do ex-presidente com um líder que perdeu as últimas eleições no Brasil.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES