Teresina, no Piauí, inicia a lista na sexta posição entre as cidades que registraram grandes volumes de chuvas nas últimas 24 horas.
O aviso de Perigo (alerta laranja) foi emitido na manhã desta segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
No mapa que prevê o volume chuvas nos meses de fevereiro, março e abril, o quantitativo de chuvas deve ser 70% acima do esperado.
O volume foi o sexto maior do país entre o domingo (22) e a manhã de hoje (23), segundo o INMET.
O órgão do Ministério da Agricultura alertou para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h)
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A previsão aponta ainda que Teresina terá um tempo nublado, parcialmente nublado e com chuva no período da tarde ou noite até o próximo domingo (1°)
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) divulgou nesta quarta-feira (28), a previsão do tempo para os próximos dias para todo o Piauí.
Nos municípios das regiões sudeste e sudoeste piauiense estão previstas chuvas com trovoadas.
Isso significa que pode chover mais que o esperado em algumas regiões do Piauí.
O INMET emitiu alerta laranja (perigo) abrangendo 218 municípios do Piauí, onde pode registrar volume de até 100 mm de chuva em um dia.
As chuvas volumosas devem acontecer no sudeste do Piauí e principalmente no extremo sudoeste
Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mais de 100 municípios piauienses devem registrar temporais.
Nesta região, o tempo fica nublado com chuvas e trovoadas.
Temperaturas vão variar entre 23° e 36° graus no durante o feriado comemorado neste dia 15 de novembro
Uma frente fria está trazendo instabilidades para a região Nordeste e atinge todos os 224 municípios do estado.
O alerta de temporais engloba 183 municípios do Piauí tais como Teresina, Picos e Uruçuí.
Alerta para chuva forte na Bahia, no sul do Maranhão e do Piauí. O sol predomina o dia todo no extremo norte do Piauí
Enquanto ao norte, o aviso é por causa de chuvas intensas, ao sul, a ausência de chuvas e as altas temperaturas contribuem para a baixa umidade.
Embora em grande parte do Piauí predomine o tempo seco e sem chuvas, instabilidades e chuvas isoladas devem acontecer no extremo norte do estado.
Segundo o INMET, o aviso amarelo (perigo potencial) iniciado na manhã desta quarta-feira (8) segue até as 10h30 desta quinta-feira (9).
A previsão é que as chuvas continuem ocorrendo, principalmente no Norte do Piauí, até julho.
Chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), estão previstas para as regiões Norte, Centro-Norte e Sudoeste do Piauí.
A previsão é que neste sábado ocorra chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, bem como ventos intensos (40-60 km/h) nessas regiões.
Do total de famílias, 719 estão em residências de familiares e 57 estão em abrigos cedidos Prefeitura de Teresina para receber as pessoas em situação de desabrigo.