A UEFA anunciou nesta quinta-feira (17), os três finalistas ao prêmio de Melhor Jogador da Europa na temporada 2022/2023: Lionel Messi, Erling Haaland e Kevin De Bruyne. O vencedor será revelado em 31 de agosto, no Fórum Grimaldi, em Mônaco, durante o sorteio da fase de grupos da próxima Liga dos Campeões.
Apesar do destaque na última temporada pelo Real Madrid, o atacante brasileiro Vini Jr não integrou o top 11, assim como Neymar. A seguir, apresentamos os jogadores que complementam a lista, além de Messi, Haaland e De Bruyne (estes dois últimos laureados com a Liga dos Campeões pelo Manchester City):
- 4. İlkay Gündoğan - Alemanha e Manchester City (hoje no Barcelona)
- 5. Rodri - Espanha e Manchester City
- 6. Kylian Mbappé - França e PSG
- 7. Luka Modrić - Croácia e Real Madrid
- 8. Marcelo Brozović - Croácia e Inter (hoje no Al Nassr)
- 9. Declan Rice - Inglaterra e West Ham (hoje no Arsenal)
- 10. Alexis Mac Allister - Argentina e Brighton (hoje no Liverpool)
- 11. Jesús Navas - Espanha e Sevilha
A Uefa também divulgou os nomeados ao prêmio de Melhor Treinador. O espanhol Pep Guardiola, conquistador da Liga dos Campeões pelo Manchester City, Simone Inzaghi, finalista do torneio com a Inter de Milão, e Luciano Spalletti, responsável por conduzir o Napoli à conquista do título italiano após mais de trinta anos, são os indicados.
O prêmio da UEFA frequentemente serve como um prenúncio do vencedor da Bola de Ouro da France Football. A honraria que reconhece os melhores jogadores do mundo e será entregue em 31 de outubro. A lista inicial de jogadores foi compilada pelo conjunto de análises técnicas da UEFA, tendo como fundamento o desempenho durante a temporada 2022/23.
Os três primeiros candidatos foram selecionados por um painel de juízes constituído pelos técnicos das equipes que participaram da fase de grupos nas edições de 2022/23 da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência, assim como os treinadores das seleções masculinas das federações-membro da UEFA.