França: Estratégia da esquerda prospera e extrema-direita sofre duro golpe

De acordo com uma estimativa da IFOP para a emissora TF1, a Nova Frente Popular deve conquistar entre 180 e 215 assentos no segundo turno.

Jean-Luc Mélénchon é o líder da esquerda na França, que venceu as eleições legislativas neste domingo. | Reprodução Facebook Jean-Luc Mélénchon
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A coalizão de esquerda Nova Frente Popular da França obteve o maior número de assentos no segundo turno das eleições parlamentares, segundo os principais pesquisadores neste domingo (7). Esse desempenho coloca o grupo em posição favorável para uma vitória surpreendente sobre o partido de extrema direita Reunião Nacional (RN), embora ainda distante de alcançar a maioria absoluta no parlamento.

De acordo com uma estimativa da IFOP para a emissora TF1, a Nova Frente Popular deve conquistar entre 180 e 215 assentos no segundo turno. Já uma pesquisa Ipsos para a France TV projetou uma faixa de 172 a 215 assentos para o bloco de esquerda.

Leia Mais

Uma pesquisa da Opinionway para a C News TV indicou que a Nova Frente Popular poderia ganhar entre 180 e 210 assentos, enquanto a pesquisa Elabe para a BFM TV sugeriu que o grupo obteria entre 175 e 205 assentos.

O bloco centrista do presidente Emmanuel Macron estava à frente do partido de Marine Le Pen, o RN, na disputa pelo segundo lugar, segundo essas sondagens.

Para alcançar a maioria absoluta na Assembleia Nacional, a câmara baixa do parlamento francês, são necessários 289 assentos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES