O El Niño afeta o padrão climático regional da América do Sul, aumentando as chuvas no Sul do Brasil e provocando seca nas regiões Norte e Nordeste.
A governadora do Havaí, Sylvia Luke, emitiu uma declaração de estado de emergência.
A área total afetada por fragilidades socioambientais na bacia do São Francisco é de 337.569 km2, enquanto no Parnaíba chega a 121.990 km2.
Os municípios de Batalha, Campo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II estão sob atenção da Defesa Civil a fim de que adotem medidas necessárias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para este mês de abril uma tendência de chuvas próximas ou acima da média.
O estado também foi muito afetado pela situação de desabrigados, desalojados e decretos de emergência nos últimos 10 anos, segundo CNM.
De acordo com a prefeitura, as regiões que oferecem risco ficarão interditadas enquanto durar o estado de calamidade pública.
No município de Barras, no Norte piauiense, foi decretada situação de emergência após o Rio Marathaoan, cujas águas banham o município, atingir nível de alerta.
O que mais surpreendeu na pesquisa foi a falta de orçamento próprio nas defesas civis municipais
Encontro do último corpo aconteceu na tarde deste domingo (26), justamente uma semana depois do temporal histórico
Conforme o secretário, na região crítica de Pedro Balzi, na zona Sudeste, pelo menos 300 famílias tiveram suas residências construídas no topo ou nas imediações de morros.
A vila do Sahy, o ponto em que mais pessoas morreram, foi citada como uma área de alto risco para deslizamento.
Dezenas de pessoas ainda estão sob escombros em São Sebastião, segundo prefeito. Nas estradas, trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios foram interditados.
Enquanto todos os anos os céus desabam sem piedade sobre o país, estamos diante de um estúpido contraste: o Brasil está ficando mais seco. Em 31 anos, a superfície de água encolheu 7,5%.
A equipe do órgão, considera moderada a possibilidade de processos hidrológicos em regiões do Piauí e Maranhão
Atualmente, alertas já são enviados por SMS pela plataforma Telegram, TV por assinatura ou pelo Google
Agora, foram disponibilizados sete novos tipos de alerta: enxurrada, deslizamento de solo, incêndio florestal, vendaval, granizo, chuva intensa e rompimento de barragem.
A previsão é que neste sábado ocorra chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, bem como ventos intensos (40-60 km/h) nessas regiões.
Informações da Defesa Civil, cidade já registrou 118 mm de chuva em menos de 1 hora na tarde deste domingo (20).
Ao todo, 59 famílias estão em abrigos disponibilizados pela prefeitura e outras 689 estão em casas de familiares.
Ao todo, 59 famílias estão em abrigos disponibilizados pela prefeitura e outras 683 estão em casas de familiares
São elas: Santa Cruz dos Milagres e Matias Olímpio.
Desde terça-feira, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro mantém os trabalhos de busca e resgate das vítimas durante 24 horas
Em uma imagem que circula nas redes sociais, é possível ver parte da estrutura no chão na parte de trás do templo
Outras regiões de ecoturismo, como o Cânion do Rio Poti, no Piauí, e o Cânion do Xingó, em Sergipe, já estão com avaliações técnicas em andamento para evitar acidentes.