O erro levou Israel a ameaçar suspender o acordo de cessar-fogo em vigor desde janeiro, que prevê a liberação de reféns.
A entrega ocorreu na passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, por volta das 5h, horário de Brasília.
As vítimas foram transferidos para a Cruz Vermelha, na Faixa de Gaza, onde será feita a identificação oficial por DNA
Ele também reiterou um ultimato ao Hamas: liberar todos os reféns israelenses até sábado ou o cessar-fogo será suspenso.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, manifestou apoio à proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de transferir o controle da Faixa de Gaza para os EUA.
Reféns israelenses são soltos pelo Hamas em meio a tensões políticas, enquanto Israel libera prisioneiros palestinos em acordo mediado por EUA, Catar e Egito.
Eles foram entregues à Cruz Vermelha e, posteriormente, acolhidos pelas forças de segurança de Israel
As reféns foram levadas a um palco na Cidade de Gaza, no meio de uma multidão de palestinos, cercadas por homens armados do Hamas
As identificadas são Romi Gonen, de 24 anos, Doron Steinbrecher, de 31, e Emily Damari, de 28, que também possui cidadania britânica.
A primeira fase do cessar-fogo, com duração prevista de 42 dias, inclui o intercâmbio de 33 reféns israelenses por cerca de 1.900 prisioneiros palestinos, abrangendo indivíduos sob detenção administrativa e condenados por homicídio.
A guerra em Gaza foi desencadeada após ataques terroristas do Hamas, em outubro de 2023, e já resultou na morte de quase 48 mil palestinos.
O acordo, que deverá entrar em vigor no domingo (19), marca um momento importante após mais de um ano de guerra na Faixa de Gaza.
Segundo autoridade envolvida nas negociações, aprovação foi garantida após intensos debates nesta quarta-feira (15). Mesmo antes da oficialização, Donald Trump comemorou em rede social
A proposta, mediada pelos negociadores do Catar, prevê uma trégua de seis semanas, com a libertação de 33 reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos
Dados da AFP apontam que terroristas guardam os corpos de outras 33 vítimas que morreram após serem sequestradas
A resolução foi proposta pelos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU e aprovada por 14 votos a favor, com uma abstenção da Rússia
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que Israel apresentou o plano e o Hamas sinalizou que está aberto aos termos.
As forças israelenses encontraram Yossi Meir já sem vida ao notificar a família sobre o resgate
Após uma operação de resgate de quatro reféns do Hamas, dois hospitais na região central de Gaza estão tratando centenas de feridos
Noa Argamani (25), Almog Meir Jan (21), Andrey Kozlov (27) e Shlomi Ziv (40) foram resgatados pelos militares
Netanyahu autorizou proposta para cessar-fogo em Gaza, mas exige eliminação do Hamas. O conflito já dura semanas e tem causado muitas vítimas. Biden anunciou a proposta, que consiste em três fases e inclui uma troca de reféns por prisioneiros.
Segundo sua família, ele estava a caminho de buscar uma de suas netas quando foi surpreendido pelos terroristas
Até a operação de resgate, a família de Nisembaum acreditava que ele estivesse apenas desaparecido
As conversas estão acontecendo na cidade do Cairo, no Egito, neste sábado (4).
A plataforma manifestou sua decepção com a decisão, afirmando que a medida viola os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de estadunidenses